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Como organizar a rotina com esportes e lazer?

rotina

Você faz “jornadas duplas” durante semanas? No Brasil, cada vez mais, nós precisamos nos desdobrar para dar conta da rotina diária entre as horas de trabalho, estudos e cuidados com a casa, não é mesmo? E, nessa conta toda, será que sobra algum tempo para você espairecer, olhar a saúde ou, até mesmo, se divertir? Pois é, apesar de todas as dificuldades, com uma boa organização do cotidiano, além de foco e vontade para mudar hábitos de vida, é possível adaptar as nossas obrigações, com momentos de prazer, esportes e um merecido relaxamento do corpo.

Quando trocamos os pés pelas mãos em nossos planejamentos, a rotina tende a ser mais desgastante e o tempo sempre escasso. Se soubermos aproveitar cada momento de maneira intensa, otimizando o máximo das obrigações e dando prioridades à saúde física e mental, a produtividade naturalmente cresce, assim como o prazer, a criatividade e a vontade de completar metas. Para isso, segundo o professor de Educação Física, Diego Scalioni Divino, os exercícios físicos podem ser a etapa inicial de quem busca essa mudança, pois, além de fazer bem ao corpo, os esportes são desafiadores e estimulantes:

“A prática regular de exercícios físicos, mesmo que 30 minuto por dia, melhora todo o desempenho nas outras atividades. Quando saímos do sedentarismo e praticamos atividades físicas, nosso corpo libera hormônios prazerosos, como a serotonina e a endorfina, trazendo a sensação de bem-estar, deixando o corpo mais ativo e, consequentemente, mais atento. A atividade física também melhora a capacidade de memorização e concentração, necessária para o trabalho e para os estudos”, finaliza o profissional.

6 dicas para organizar a sua rotina: é possível dar conta de tudo!

– Planeje os horários: Não adianta se organizar para sair do trabalho e ir à academia, se você depende das condições do trânsito ou do transporte público para se locomover. Certamente esses fatores levam ao estresse, à irritação e ao desânimo de prosseguir.

Por isso, na maioria das vezes é melhor você acordar um pouquinho mais cedo e fazer uma atividade perto da sua casa e, depois começar as atividades de estudo e trabalho. A vantagem disso é que as atividades físicas feitas no período da manhã garantem mais disposição e energia para todo o resto do dia.

Outra boa opção é ir ao trabalho ou à faculdade caminhando ou, se esses locais fores mais distantes, andando de bicicleta, pois concilia uma ótima atividade física e momentos de lazer, com um transporte saudável.

– Faça planos de estudos: Dificilmente a vida acadêmica se resume apenas às salas de aula, por isso, estabeleça uma hora por dia para estudar o tema que você tenha mais dificuldade ou para fazer aquele trabalho que demanda maior dedicação. Assim, quando chegar os períodos de provas, por exemplo, você não precisará separar tanto tempo para estudar, pois já vai estar com os estudos e os trabalhos em dia.

– Tenha uma alimentação saudável: Um plano alimentar equilibrado vai ajudar a gerar mais energia para o seu corpo, além de mantê-lo saudável para aguentar a rotina puxada, cheia de obrigações. Para isso, invista em alimentos que aumentem a sua disposição, como açaí, banana, aveia, água de coco, mel, chá verde e oleaginosas como as castanhas, nozes e amêndoas.

– Evite levar o trabalho para casa: A não ser que seja extremamente necessário, faça o possível para dar conta da sua demanda no local de trabalho, assim quando chegar em casa você poderá descansar, ler um livro, ouvir músicas, assistir televisão, etc. Afinal, depois de um dia cansativo, nossa mente também merece um descanso, não é mesmo?

– Estabeleça metas: Seja no trabalho, nos estudos e até na atividade física, coloque metas e se esforce para cumprir. Assim, você poderá vislumbrar como as coisas têm progredido ou não, além de conseguir visualizar melhor o que precisa melhorar, se dedicar mais ou relaxar.

– Tenha seu momento de lazer: O dia só tem 24 horas mas acredite, é possível. Não precisa ser todo dia, mas pelo menos uma vez na semana tire um tempo para você, para cuidar do seu corpo, da pele, cortar o cabelo, ou simplesmente, descansar. Ter um momento só nosso é importante para organizar as ideias na cabeça, enxergar situações com outros olhos e aí sim, encontrar a solução para os problemas que surgirem.